25 de jun. de 2008

Pandora

Sabe quando você tem um nome não tão comum para os ouvidos das pessoas e elas acham estranho quando você diz? Aí elas acham logo que é nome de gente que não tem o que fazer, tipo cleidivaldo ou luciclaude, e os pais da pobre criatura apenas colocaram esse nome para a criança carregar uma enorme vergonha durante toda a infância.
Pois bem, não vou mentir que eu sofri um bocado com meu nome até os meus lindos 9 anos de idade. Mas também, qual a criança que gosta de ser zoada na escola por causa do nome que vai carregar pelo resto da vida? Eu certamente não gostava... e como eu era inocente nessa época. Não havia prestado atenção no quão belo meu nome é e quão leigas as pessoas são! Meu nome carrega nada mais do que uma das mais lindas histórias da mitologia grega, e tem gente que ainda me pergunta se minha mãe me nomeoou assim por causa dos thundercats. Faça-me o favor. Minha mãe tem muito mais cultura em um único dedo do que qualquer pessoa que pergunte a origem do meu nome para estar homenageando desenho animado!!
Então, já que hoje eu tenho tanto orgulho do meu lindo nome, coloco aqui uma das várias versões da maravilhosa história que está por trás dele, quem sabe assim menos pessoas me perguntem sua origem. Espero que gostem! ^^



Zeus inventa a forma mais rápida de destruir os homens: a mulher. Chama Hefestos, o habilidoso deus artesão, e pede-lhe que confeccione uma imagem feminina em bronze.
Ela devia assemelhar-se ao homem, mas em alguma coisa diferir dele, de tal forma que o encantasse e comovesse, atrasando-lhe o trabalho e transtornando-lhe a alma. E cada deus ofereceu alguma coisa a mim, que já nasci para colocar em desconserto a vida dos mortais.
Atena me entrega um lindo vestido bordado, que cobre as minhas harmoniosas formas. Depois me dá um véu sobre o rosto sereno e enfeita-me a delicada cabeça com uma guirlanda de flores coloridas.Afrodite me deu a beleza infinita e os encantos que seriam fatais aos indefesos homens. Hermes presenteou-me com a língua. Apolo deu-me uma suavíssima voz. Enfim eu, PANDORA estou pronta para cumprir minha missão. Mas antes, Zeus me entregou uma caixa coberta com uma tampa.Entreguei ao homem o presente de Zeus e ele abriu a tampa da caixa fatal. Imediatamente, saltam de dentro dela todas as desgraças do mundo. Entretanto no fundo do recipiente maldito permanece um tesouro. Um sentimento precioso, que poderia estragar toda a vingança dos deuses e destruir-lhes definitivamente qualquer praga: a esperança. A um só gesto do deus, fechei a caixa, deixando a esperança calada no fundo, escondida para sempre. E o homem perde seu paraíso.

Nenhum comentário: